Saber qual imóvel para investimento mais combina com você é muito importante antes de sair a procura de um. Como o próprio nome sugere, um imóvel para locação de temporada é um “imóvel de férias”; um imóvel totalmente mobiliado, destinado ao aluguel de curto-prazo para turistas ou moradores temporários. A maioria desses imóveis pertence a famílias que também o utilizam como casa de férias. 

Todavia, é cada vez mais frequente a presença de investidores especializados, que implantam um negócio lucrativo de aluguel de temporada, principalmente, em regiões turísticas como o Algarve. Portanto, é de extrema importância que o investidor tenha muito claro qual o objetivo principal de seu investimento, para evitar possíveis conflitos com hóspedes, administradores e os próprios familiares.

As razões para comprar um imóvel para aluguel de temporada parecem as mesmas mas, no dia a dia, mostram-se extremamente diferentes e essa definição ajuda a prever o retorno esperado para o investimento imobiliário. Abaixo, mostramos as diferenças entre uma segunda casa e uma casa para investimento, assim você entende o melhor investimento imobiliário que se aplica à sua necessidade.

Segunda casa

A Segunda Casa ou Casa de Férias da Família tem como principal objetivo com o imóvel o lazer da família, ou seja, esse é o melhor investimento imobiliário para quem quer uma casa sem o foco em rentabilidade financeira.

Os proprietários, parentes e amigos têm prioridade sobre os terceiros interessados em alugar. Os aluguéis de temporada são eventuais e a receita visa apenas ajudar o proprietário a pagar parte das despesas do imóvel (seguro, IMI – equivalente ao IPTU no Brasil, prestação do financiamento imobiliário, etc).

Se o imóvel é de uso pessoal, o proprietário cria uma relação de afeto com sua casa de férias e, sem perceber, passa a tomar decisões pessoais, como por exemplo, a escolha da mobília com base nos seus gostos pessoais. Mesmo assim, ter um bom corretor de imóveis poderá ajudar a conciliar a preferência pelo imóvel com o melhor preço.

Casa para investimento

A Casa para Investimento é uma casa de férias comprada com objetivo principal de fazer dinheiro, ou seja, é um negócio. Tendo essa clareza desde o início, os proprietários minimizam suas preferências e crenças pessoais da decisão de compra e passam a ouvir mais os conselhos de especialistas.
Nesse caso, os investidores devem agir de forma mais neutra e deixar suas próprias convicções de lado, afinal, o foco aqui não é o gosto pessoal e sim escolher o imóvel que mais tem chances de ser alugado, mesmo que não seja a casa dos sonhos do proprietário.

Dicas para novos investidores

  • Quer ganhar dinheiro com imóveis para aluguel de temporada? O primeiro passo é saber mais sobre o assunto. Pesquise a região, o mercado e o tipo de público que quer atrair. Clique aqui para saber mais.
  • Antes de definir a casa, escolha muito bem o seu corretor de imóveis. Ele terá um papel decisivo na sua compra. Veja dicas aqui.
  • Depois de comprar a sua casa no Algarve, é o momento de decorar o imóvel. Saiba como realizar as escolhas certas, clicando aqui.

Uma resposta

  1. Oi! Sou o Quincas, e cheguei ao seu site através do canal no youtube, e graças a qualidade do seu trabalho lá, é fácil notar que és uma profisional honesta e competente. Eu e minha esposa já conhecemos Portimão e já fomos várias vezes aí em férias . Temos planos de ir morar aí com o visto D7 , mas ainda vai demorar um pouquinho, minha esposa ainda trabalha no BB e estamos aguardando o momento ideal para sua aposentadoria, não temos um tempo definido, pois pode ser lançado um PDV favorável a ela nos próximos anos.
    De qualquer forma , você será uma boa opção de assessoria para compra a compra de um imóvel. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *