Procurar imóveis durante a pandemia poderia ser um problema devido a restrições de mobilidade causada como as impostas no primeiro semestre em Portugal. Porém, navegar em portais imobiliários, fazer visitas virtuais, falar com agentes imobiliários, simular crédito habitacional, tudo isso é possível sem sair de casa.

Certamente a crise sanitária e econômica provocada pelo coronavírus tem paralisado as operações de compra e venda de imóveis, de uma forma global. No entanto, este período de confinamento pode ser um bom momento para procurar um imóvel e começar a preparar o processo de aquisição, tudo remotamente. Por isso, preparamos um guia para ajudar quem pensa em comprar um imóvel, que inclui dicas sobre como encontrar um crédito habitacional online. 

Portais imobiliários

Em primeiro lugar, os portais imobiliários continuam 100% disponíveis em todos os seus formatos (web, telemóvel, apps). Além disso, o momento é oportuno para aproveitar todas as suas vantagens (fotos, descrições, etc.) e fazer uma lista dos imóveis mais interessantes. Para isso existem as ferramentas de guardar as pesquisas e de favoritos.

Contato

Além disso, você pode entrar em contato com os vendedores, sendo aliás recomendável fazê-lo. Ainda que você não possa visitar fisicamente o imóvel, esclareça dúvidas que lhe permitam conhecer melhor o imóvel ou até solicitar uma visita virtual. De fato, a imobiliária ou o proprietário podem enviar-lhe mais fotos e conteúdo multimídia, informar sobre o estado da propriedade ou a sua disponibilidade, e certamente lhe darão mais informação que não esteja detalhada no anúncio…. inclusivamente se o preço é negociável – algo provável nos dias que correm.

Mais indicações

Além do mais, no contato pode solicitar ao corretor a indicação de outros imóveis que se encaixem dentro do perfil que está procurando. Ao passo que, se encontrar algum imóvel que lhe interesse, é recomendável que dê outros passos para conhece-lo melhor. Por exemplo, você pode pedir o registo da propriedade, perguntar sobre os gastos de condomínio ou outra informação que ache oportuna.

Investigar uma região

Além disso, se não conhece a região, poderá ainda fazer uma investigação online sobre a mesma: que serviços públicos existem, escolas, academias, transportes, supermercados…. não se esqueça que uma parte fundamental da decisão de compra de um imóvel é sua localização e a vizinhança.

Como pedir crédito habitacional à distância

Sem dúvida um ponto importante é fazer as contas dos gastos com necessários à compra, pois além do valor desembolsado na compra do imóvel em si, há outros gastos, como a prestação do crédito habitacional, impostos, escrituras, custos da mudança, compra de móveis e obras, se forem necessárias.

Você pode inclusivamente comparar diferentes ofertas de bancos, e até fazer um pedido online para saber se o banco lhe daria crédito. Entretanto, saiba que os bancos não dão aprovações 100% válidas até que comprovem todos os seus dados com documentação e se realize a avaliação do imóvel. Aliás, muitos não tem um valor inicial certo, pois tem solução, e condições, sob medida para cada cliente.

Ademais, caso tenha um imóvel certo em mente podes começar a pedir um crédito à habitação, saiba que várias imobiliárias contam com o serviço que permitem que sejam enviados sem sair de casa pedidos a vários bancos sem custo ou qualquer tipo de compromisso, e isto pode lhe ajudar a ganhar tempo, se este for o caso.

Peritos em avaliação imobiliária

Os peritos que fazem avaliações de imóveis, obrigatórias por lei em transações imobiliárias,  continuam trabalhando, seguindo procedimentos adaptados às contingências de confinamento da pandemia.

Por último a formalização: esta é a parte do processo que atualmente é mais complexa. Por um lado, a maioria dos bancos, até o momento, exige a abertura de contas e a assinatura de outros documentos que ainda não tinham um processo digitalizado, e por outro lado, porque os cartórios estão a realizar atos apenas com agendamento prévio.

Com essas dicas, procurar imóveis durante a pandemia não vai ser problema para você, não é?

Veja quanto custa morar no Algarve, em Portugal, clicando aqui.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *